EMPRESA

CURSOS

CURSOS ABERTOS


LEGISLAÇÃO


NOTÍCIAS

CONTATO


LINKS

 

 

 

 

 

 

      CFAE


Centro de Formação e Aperfeiçoamento em Emergências

 
>>NOTÍCIA inserida nesta terça-feira - 29/12/2009  - 
22h01

Termina a respiração boca a boca

Está encerrada de vez a respiração boca a boca nos procedimentos para reverter uma parada cardíaca.

A mudança faz parte das novas diretrizes do ILCOR Comitê Internacional de Consenso em Ressuscitação – que passam a valer a partir de 2010.

A nova conduta só não é válida em crianças, pois está comprovado que a maioria das paradas cardíacas infantis acontece por falta de oxigênio.

 

Fim do Boca a Boca
Evite a respiração boca a boca a partir de agora

Demonstração em bonecos para treinamentos
Médicos cardiologistas do mundo inteiro chegaram ao consenso de que em caso de parada cardíaca, a compressão torácica é mais eficaz sozinha do que se aliada à respiração boca a boca.

De acordo com o cardiologista Sérgio Timerman, da Sociedade de Cardiologia de São Paulo, os pulmões têm uma reserva de oxigênio suficiente nos primeiros 10 minutos. “Por uma questão lógica, interrompemos a massagem para fazer o procedimento boca a boca”, acrescenta o profissional.

O ILCOR


International Liason Committee on Resuscitation ILCOR é um organismo internacional composto por membros das mais importantes entidades mundiais no assunto, sua missão é unificar o consenso em atendimento de emergências cardiovasculares no mundo..

1º Passo: Reconhecer a PARADA CARDíACA



2º Passo: LIGUE - PEÇA AJUDA


3º Passo: INICIE as massagens





PROCEDIMENTOS

É importante que o socorro seja prestado na hora exata em que ocorreu a parada cardíaca.

Se a população leiga não estiver preparada para começar as manobras de ressuscitação imediatamente, a possibilidade de salvar a vida do paciente é muito pequena.


São três os passos fundamentais determinados pelas diretrizes do ILCOR com o intuito de simplificar, ao máximo, o atendimento por leigos:

  • Primeiro: Reconhecer a parada cardíaca. Verifique se a pessoa está consciente e respirando.
    Se tiver sem o movimento respiratório do tórax, para cima e para baixo, e ele não responder perguntas simples, como “Está me ouvindo?”, trata-se de uma emergência que exige atendimento rápido até a chegada do Resgate.

  • Segundo: Telefonar ou pedir que alguém telefone para o serviço de resgate e falar com o atendente que trata-se de uma pessoa com parada cardíaca.

  • Terceiro: Manobras de ressuscitação. As manobras devem começar imediatamente e serem mantidas até a chegada do resgate.
    O socorrista deve iniciar as 30 compressões torácicas com as mãos entrelaçadas, uma sobre a outra no meio do peito, entre os dois mamilos.
    Em movimentos ritmados, ele deve jogar o peso do corpo enquanto faz a massagem.
    Após as 30 compressões, verifique se o processo foi revertido.
    Se sim, aguarde o resgate.
    Se não, comece novamente as massagens.

NOTA do CFAE

Pode ser que ainda tenha notícias neste PORTAL ensinando os procedimentos com a respiração boca a boca, porém, conforme notícia acima, é aconselhável que se adote os novos procedimentos de agora em diante.

Qualquer dúvida entre em contato conosco:
CLIQUE AQUI

 

Voltar para NOTÍCIAS


Desenvolvimento: CFAE© Informática - Uberaba/MG - Todos os direitos reservados