EMPRESA
 
CURSOS

CURSOS ABERTOS

 
NOTÍCIAS
 
CONTATO


LINKS

 

 

 

 

 

 

      CFAE


Centro de Formação e Aperfeiçoamento em Emergências

 
>>NOTÍCIA inserida nesta segunda-feira - 28/07/2009  -  15h00

Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

No dia 27 de julho foi celebrado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A data é símbolo da luta dos trabalhadores brasileiros por melhorias nas condições de saúde e segurança no ambiente de trabalho.

No início da década de 70, a iniciativa do Banco Mundial em cortar os financiamentos para o Brasil, caso o quadro de acidentes de trabalho não fosse revertido, resultou na publicação das portarias nºs 3236 e 3237, em 27 de julho de 1972. Segundo estimativas da época, 1,7 milhão de acidentes ocorriam anualmente e 40 dos profissionais sofriam lesões.

Acidente de trabalho
Acidente de trabalho

Flagrante histórico
O ministro Julio Barata com o Grupo de fundadores após assinar a carta sindical da Federação do Comércio de Brasília - dez.1970
O então ministro do Trabalho, Júlio Barata, além de assumir a implementação das portarias que regulamentavam a formação técnica em segurança e medicina no trabalho, atualizou o artigo 164 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que discorre sobre as condições internas de uma empresa em relação à saúde e segurança no trabalho, mais precisamente sobre a atuação e formação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).


De acordo com a Previdência Social, acidente de trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício dos segurados especiais, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, permanente ou temporária, que causa a morte, a perda ou a redução da capacidade para o trabalho.
Segundo estatísticas de abril de 2009 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) – clique aqui - os acidentes do trabalho são a causa da morte de dois milhões de pessoas por ano em todo o mundo, e de acordo com a Organização, esses números representam mais mortes do que as ocasionadas pelo uso de drogas e álcool juntos. Somados a esses números são registrados em média quase 270 milhões de acidentes não fatais e 160 milhões de novos casos de doenças no ambiente de trabalho. OIT
Fundação Jorge Duprat
Fundação Jorge Duprat
Para tentar reverter esta situação, desde a sua criação, no ano de 1966, a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), tem o intuito de gerar conhecimento sobre medidas de prevenção em Segurança e Saúde no Trabalho (SST) -, sua missão é gerar, produzir e difundir conhecimento sobre SST. Possui pesquisadores das mais variadas formações: engenheiros, médicos, químicos, físicos, cientistas sociais, biólogos, estatísticos e psicólogos, que realizam pesquisas nos ambientes de trabalho, tentando buscar e identificar condições causadoras e geradoras de acidentes, e a partir do conhecimento destas, propor medidas preventivas.

Também tentando minimizar este grave problema, realidade cotidiana, o CFAE - Centro de Formação e Aperfeiçoamento em Emergências - vem treinando trabalhadores de maneira geral com o objetivo de expandir os conhecimentos para evitarem, assim, acidentes do trabalho.
 

Voltar para NOTÍCIAS


Desenvolvimento: CFAE© Informática - Uberaba/MG - Todos os direitos reservados